Você sabia? Qual a importância da ventilação na criação animal?
Postado em 18 de maio de 2021
Compartilhar
A- A A+

Por meio do consumo de ração os animais recebem a energia necessária para o seu crescimento. Desta energia consumida uma parte é utilizada para as funções básicas (movimentação, pressão sanguínea, manutenção da temperatura corporal, crescimento, etc) e outra parte é convertida em forma de calor.

Se este calor não for removido do ambiente de criação ocorre um aumento de temperatura corporal do animal, com consequente diminuição no consumo de ração, diminuição do ganho de peso, aumento de conversão alimentar e aumento da mortalidade.

Cerca de um terço do calor gerado pelos animais precisa ser retirado do ambiente. A forma mais eficiente para a retirada deste calor em excesso no ambiente de criação se faz por meio de ventilação com uso de ventiladores ou exaustores.


Além disso um bom sistema de ventilação também proporciona a eliminação do excesso de umidade proveniente da água liberada pela respiração dos animais e através dos dejetos, disponibilizando sempre ar limpo rico em oxigênio e livre de poeira, gás carbônico e gases  de fermentação, proporcionando uma boa qualidade do ar combatendo doenças de origem respiratória.

Fica a dica! Um sistema eficiente e com baixos níveis de poluição sonora, além de proporcionar os benefícios acima, também reduz o estresse dos animais contribuindo para que a genética se apresente com todo seu potencial.

Fotos
Comentários
Últimos Posts