Regulagem Comedouros Suínos
Postado em 25 de outubro de 2022
Compartilhar
A- A A+

A atividade comercial de criação de suínos busca continuamente a melhor relação entre desempenho zootécnico, econômico e bem-estar animal.

O desenvolvimento de um programa nutricional é baseado nas exigências nutricionais de cada fase de produção, ingredientes disponíveis e forma física da ração. No ambiente onde os animais serão produzidos existem uma série de fatores a serem considerados, dentre eles destaca-se o tipo de instalação, a densidade de alojamento, equipamentos (chupetas, comedouros), controle de ambiência, entre outros.

No item comedouros, precisamos de atenção com relação ao número de animais por espaço de boca, sistema de alimentação(restrito/livre), atrelando a isso uma curva de consumo esperado de ração, expectativa de ganho de peso e conversão alimentar.

A figura abaixo ilustra diferentes manejos de regulagem de comedouros, manejos esses que interferem diretamente no resultado do lote, seja pela restrição de acesso ao alimento em função da pouca disponibilidade de ração, seja pelo excesso de ração, propiciando desperdício.


Como sugestão de aplicação prática de manejo de regulagem de comedouros, segue figura abaixo ilustrando uma cobertura aproximada de 50% da bandeja. Com isso esperamos que os animais tenham possibilidade de ingestão da quantidade de ração recomendada, evitando-se desperdício. Vale ressaltar que a monitoria diária do consumo de ração precisa ser realizada, reafirmando as metas estabelecidas.

Para isso contem com os equipamentos de ponta da Corti Avioeste, mais de 3 décadas de experiência no ramo, temos alternativas inteligentes para comedouros, proporcionando o melhor custo benefício e bem estar animal.

Por: Fausto Pires Maluf - Consultor Técnico Agroceres Multimix

Fotos
Comentários
Últimos Posts